Energias Alternativas

A sociedade dos nossos dias ainda depende em grande percentagem de recursos energéticos não renováveis como o petróleo, o carvão e o gás natural, aos quais se prevê um prazo de esgotamento se for mantido o nível de consumo actual. Por isso assistimos a um aumento da eficiência das máquinas e à substituição progressiva das energias dos combustíveis fósseis por energias renováveis. As principais fontes que geram energias renováveis são o sol (energia solar), a matéria orgãnica de origem animal e vegetal (biomassa), os rios (energia eléctrica e mecânica), o calor que existe no interior da Terra (energia geotérmica), o movimento das marés, das correntes, a energia das ondas (energias provenientes do mar) e a força dos ventos (energia eólica). As principais vantagens das energias renováveis são a sua grande abundância (sem ser explorada), a sua inesgotabilidade e o facto de terem poucos efeitos negativos sobre o ambiente. A preocupação com os desequilíbrios ambientais, cujas previsões futuras apontam para resultados catastróficos, faz com que as empresas e a sociedade em geral optem cada vez mais por tecnologias disponíveis que aplicam essas novas energias, com a consciência de estarmos a contribuir para um mundo mais saudável e equilibrado.

Saturday, May 26, 2007

O Motor de Ar Comprimido MDI







Depois de catorze anos de estudos, Guy Negre conseguiu desenvolver um motor que pode ser convertido em um dos maiores avanços tecnológicos deste século. Sua aplicação nos veículos CAT´s, faz com que estes adquirem grandes vantagens tanto em seu custo econômico, como no meio ambiente. Com a incorporação da bi-energia (ar comprimido + combustivel) os veículos CAT´s aumentaram a sua autonomia cerca dos 2.000km, com uma contaminação nula em cidades e muito reduzida fora da área urbana.
Por sua vez, as aplicaçoes do motor MDI a outras áreas fora do setor automobilístico, abrem múltiplas possiblidades em campos como o náutico, geradores, motores auxiliares, grupos elétricos, etc... O ar comprimido é um novo setor energético que permite, de forma viável, a acumulaçao e o transporte de energia.
MDI está muito perto de iniciar a produçao em série de motores e veículos. Se financia com a venda e cessoes de licenças de fabricação de suas patentes em todo o mundo.(+)


No comments: